Dar

Tempo

Manutenção e Gestão Florestal em Valpaços
Esta iniciativa marca o início da execução da ideia vencedora do passatempo Dar de Volta Ideias.A primeira ação estará centrada na sensibilização relativamente a manutenção e gestão florestal, com o propósito de prevenção de incêndios florestais, nomeadamente: controlo de vegetação espontânea; poda e posterior destraça; controlo fitossanitário (medidas adotadas no sentido de evitar a propagação de pragas) e retancha (replantação de plantas perdidas).

Objetivo

27

/

30

Inscrições

Partilha:

Valpaços

8 de novembro de 2019
09:30

-

14:00

A Iniciativa Inclui

• Seguro de voluntário Quercus
• Transporte de ida e volta a partir do Porto
• Almoço
• Lanche da manhã
• Formação e ferramentas necessárias para a realização da ação

Necessidades

Criação de laços, que se prolonguem no tempo, entre voluntários e área protegida, capitalizando a efetividade de iniciativas desenvolvidas no âmbito da prevenção de incêndios florestais.

Dificuldade

Fácil: manuseamento simples de ferramentas, com o devido acompanhamento.

Tarefas e Objectivos

As tarefas realizadas incluirão desbaste e corte de vegetação, abertura de covas, colocação de ninhos, transporte de plantas e respetiva plantação, com o objetivo de controlar a vegetação espontânea local, realizar controlo fitossanitário e retancha.

No âmbito da prevenção de incêndios florestais, a plantação tem tido um papel fundamental, no entanto as ações de manutenção e gestão florestal são igualmente importantes para este propósito. É neste campo que se insere o planeamento das áreas protegidas, o controle da vegetação e as ações de sensibilização relativamente a este tema.

Em parceria com

Anterior

X