Dar

Tempo

Plantação no Parque Natural de Sintra – Cascais
Depois da ocorrência de incêndios, alguns terrenos do Concelho de Sintra no Parque Natural de Sintra – Cascais foram invadidos por espécies da família das Acácias, que foram retiradas este ano, para criar a faixa de gestão de combustível (prevenção de incêndios). Pretende-se assim fazer a plantação à cova de variadas espécies autóctones bem adaptadas à zona, de forma a evitar o crescimento de novas invasoras, e reconverter o acacial existente em áreas de vegetação autóctone.

Objetivo



/

50

Inscrições

Partilha:

PARTICIPAR

Parque Natural Sintra – Cascais, Concelho de Sintra

22 de março de 2020
09:30

-

13:00

A Iniciativa Inclui

• Seguro de voluntário Quercus

• Transporte de ida e volta a partir de Lisboa e Porto

• Lanche da manhã

• Almoço

• Formação e ferramentas necessárias para a realização da ação

Necessidades

O terreno depois do fogo foi invadido por espécies da família das acácias, que foram retiradas este ano, para criar a faixa de gestão de combustível (prevenção de fogos) e pretende-se arborizar com árvores e arbustos bem adaptados à zona de forma a evitar o crescimento de novas invasoras.

Dificuldade

Fácil: manuseamento simples de ferramentas, com o devido acompanhamento.

Tarefas e Objectivos

Plantação à cova de espécies autóctones no Parque Natural Sintra - Cascais com a Quercus e Parques da Lua em zonas de reconversão de acacial de forma a valorizar o seu potencial ecológico. O terreno foi intervencionado previamente com recurso a destroçador para a erradicação das invasoras existentes.

É hoje reconhecido o papel fundamental que as florestas têm na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, enquanto suporte de biodiversidade e na produção de matérias-primas fundamentais ao nosso dia-a-dia.

Em Portugal, grande parte da floresta natural desapareceu ou está muito alterada, sendo já raras algumas das nossas árvores autóctones.

Em parceria com

Anterior

X