Concurso Resgate da Natureza
MarisaXavier

Categoria:

Ambiente
A poluição ainda não é tratada com a seriedade devida porque grande parte dela é invisível, principalmente a poluição atmosférica. Cerca de 80% do lixo terrestre também, porque vai parar ao mar, e cerca de 70% do lixo no mar é inalcançável porque encontra-se em zonas remotas e de difícil acesso. Em 50 anos, o planeta perdeu 40% dos animais e a causa é o impacto humano. A outra razão pela qual se evita este assunto é por ser apresentado como um problema e a primeira reacção humana ser po-lo em causa. É necessário um reconhecimento e uma alteração de hábitos.

Partilha:

Descrição da ação

Apresentar resoluções e gerar incentivo. Para criar uma educação positiva ao problema temos de usar métodos que já sejam familiares, como a recompensa pelo bom comportamento. ACÇÃO: Abrir concursos ao salvamento/resgate da natureza, onde se publica o que se fez hoje pela natureza com uma fotografia alusiva ao acto e uma pequena descrição do mesmo. Numa página construída para o efeito ou através de um hashtag (ex: #Dardevolta #ResgateNatureza) Exemplo: . Hoje invadi uma escola, e ensinei os alunos a plantarem uma árvore. (fotografia alusiva às crianças a plantarem) . Hoje fui à praia apanhar sol, mas apanhei lixo. (deitado perto do lixo reunido) . Tive a opção de comprar uma escova de dentes de plástico ou de bambu. Escolhi o ambiente (fotografia alusiva à opção em bambu na mão) . Fotografei os cães de um canil e expus online, relembrei às pessoas que existem animais à nossa espera (fotografia dos cães) . Desenvolvi um produto que guarda beatas! (fotografia do produto) RECOMPENSA: Cada semana haverá um vencedor que terá uma recompensa. Essa será relacionada com associações/empresas com objectivos idênticos ao concurso. Poderá ser uma recompensa diferente todas as semanas para motivação, expectativa e relembrar do concurso em acção. Exemplo: . Esta semana, apadrinhas este animal do Zoo com o teu salvamento! (fotografia alusiva ao animal) . Bilhete para o Oceanário . 50 euros para gastar numa loja bio e sustentável . Passeio pedestre num sítio à tua escolha! (Sintra, Gerês) . Snorkeling, levamos-te a conhecer o fundo do mar! Ao fim de um tempo é feita uma exposição do concurso Resgate da Natureza / Dar de Volta - Água das Pedras, com as melhores iniciativas e fotografias numa galeria/museu. (~40 fotografias, com a história de cada resgate) Estes registos vão mostrar, aos visitantes, as diversas formas de actuar para salvar o planeta. O primeiro passo é reconhecer o problema, o segundo é incentivar à sua resolução.

Objectivo

O concurso pretende ser uma rede de informação e acção para todos. O objectivo é criar um movimento em que cada feito e história seja valorizado e exposto publicamente. Isto gera uma criação de ideias para os espectadores de aprenderem gestos diários possíveis que alterem alguns dos seus hábitos, e que o problema se torne uma realidade que não seja evitada. Vai trazer relevância a empresas/associações que lutam pelo mesmo e criar uma união com a iniciativa Dar de Volta - Água das Pedras para futuras parcerias. O impacto na Conservação da Natureza é directo e gerado por todos, assim que o evento se iniciar. Pode envolver vários tipos de acções à escolha do participante como: limpeza de um espaço (lixo ou espécies invasoras), prevalência por materiais naturais, opção por alimentos sustentáveis, e acima de tudo gerar educação, debate e empatia para com o meio ambiente.

Meios

. Equipa de pesquisa para os prémios e para contacto com as empresas (patrocínios). . Equipa de marketing para a publicação do evento, recolha das participações e anúncio do vencedor. . Posteriormente, um local para a exposição final do concurso, impressões e recepcionistas.

Orçamento

2500€-5000€

Tempo necessário para a ideia

1/2 mês

outras

ideias

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Lorem ipsum

+

Água das Pedras 2019

Anterior

X