A Camarinha, em inglês, Portuguese Crowberry, é um arbusto endémico da costa oeste e sudoeste da Península Ibérica, presente nos ecossistemas dunares destas regiões. Apesar do seu elevado valor ecológico e cultural, há um grande desconhecimento por parte da população geral sobre esta planta e da baga comestível que produz, e das utilizações tradicionais que terá tido no passado. Em várias regiões do país as populações de Camarinha estão a regredir rapidamente face ao seu corte indiscriminado, à perda do seu habitat e à competição com espécies invasoras. Seria importante a dinamização de projetos com vista à divulgação, estudo, proteção e promoção da Camarinha.
Partilha:
Descrição da ação
Será feito o recrutamento de voluntários para a realização do mapeamento das populações de Camarinhas existentes no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, partindo dos mapas cartográficos e da divisão em talhões desta área já existente.
Esta seria uma ação-piloto, limitada às áreas da Floresta pertencentes às Freguesias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, a ser posteriormente alargada ao restante perímetro florestal e idealmente a todo o território nacional.
Concomitantemente será feita a recolha de testemunhos relativos às vivências passadas relacionadas com a Camarinha, utilizações dadas à planta, receitas, entre outros.
Objectivo
Sensibilizar, divulgar e proteger a Camarinha, envolvendo a população geral e potenciando o encontro intergeracional.
Meios
Preparação e impressão de mapas, folhetos de divulgação; Material de campo (fitas métricas, material de escrita); realização e edição de mapas, imagens e vídeos.